Vias de Administração de Fármacos
O caminho pelo qual um fármaco entra no organismo pode influenciar de várias formas a sua biodisponibilidade, o tempo para que o fármaco interaja com seu receptor e se inicie a sua ação e, dessa forma, a atividade deste fármaco.
As vias de administração podem ser divididas em tópica, em que a substancia é aplicada diretamente no local quem que esta vai agir, enteral, em que a substância é aplicada no trato gastrointestinal e parenteral, em que a aplicação é feita de forma que não envolva o trato gastrointestinal.
A única via que, por definição, é 100% biodisponível é a via intravenosa, para todas as outras essa biodisponibilidade é variável podendo ou não chegar a 100%. A via intravenosa é, também, a via de administração mais rápida. Na figura a baixo se pode ver a escala de velocidade do início do efeito de um fármaco pelas vias de administração mais comuns:
Deve-se ressaltar que, principalmente para as vias intraperitoneal e oral ocorre um fenômeno chamado de efeito de primeira passagem que pode ser definido como um metabolismo antecipado do fármaco em que é diminuída a sua biodisponibilidade e meia-vida.
Por Stéphanie Mello